A sanitização é um processo higiênico que, através da intervenção de um agente – geralmente químico – reduz o número de microrganismos presentes na superfície a níveis considerados seguros.
Os métodos de sanitização são importantes na confirmação de casos de contágio em uma área em que estão envolvidos vírus altamente nocivos, como o COVID-19 e outras doenças infecciosas, porque a transmissão dessa e de outras doenças geralmente ocorre por contato com superfícies contaminadas.
Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os governos levam muito a sério a higiene e sanitização como requisitos para diminuir o risco de contágio e manter a população segura.
Protocolos de limpeza, higienização e desinfecção
Salas, escritórios ou transportes ocupados por pessoas com COVID-19 tornam-se fontes altamente infecciosas. Os protocolos de higiene e saneamento protegem as pessoas que frequentam os mesmos locais ou usam o mesmo meio de transporte.
Os métodos mais comuns de sanitização podem ser aplicados a superfícies duras (não porosas), superfícies macias (porosas), eletrodomésticos, roupas de cama, roupas e outros itens de lavanderia. Nesse sentido, os desinfetantes que provaram ser eficazes, de acordo com a OMS, são:
Hipoclorito de sódio a 0,5% para desinfecção da superfície.
Álcool etílico a 70% para desinfetar pequenas áreas ou itens do cotidiano.
Quanto às roupas e outros itens que podem ser lavados, recomendamos o uso de água quente (somente se isso não afetar a integridade da roupa) e evite agitar o ar, para que o vírus, se houver, não se espalhe.
Exemplos de sanitização no setor público
Tendo introduzido os conceitos de sanitização, seguem aqui alguns exemplos de saneamento no setor público que estão ajudando dezenas de países a conter a propagação do vírus.
Hospitais e centros médicos
Seguindo os parâmetros de instituições dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as instalações dedicadas a fornecer serviços de saúde devem se concentrar em limitar a entrada de germes, isolar pacientes infectados e proteger a equipe médica.
As estratégias de limpeza, higienização e desinfecção incluem:
Gel antibacteriano (com álcool de 60% a 95%) em salas de espera, entradas e recepções.
Limpeza e desinfecção de superfícies, equipamentos e instrumentos médicos.
Desinfecção de ambientes.
Escolas, escritórios, minimercados, restaurantes e instalações que não hospedam pessoas da noite para o dia
O procedimento consiste em:
Fechar o acesso a áreas que foram visitadas por pessoas doentes, abrir janelas e portas externas e instalar um ventilador (se possível) para fazer circular o ar. Devem-se esperar 24 horas antes de iniciar qualquer tarefa de limpeza e desinfecção.
Prosseguir para limpar e desinfetar escritórios, banheiros, áreas comuns, equipamentos eletrônicos compartilhados, como telas, computadores, teclados, telefones e até caixas eletrônicos.
Instalações que abrigam pessoas da noite para o dia
Hotéis, resorts, pousadas e lugares semelhantes devem seguir a primeira etapa mencionada no ponto anterior.
No entanto, os dias de limpeza e desinfecção das superfícies de contato (mesas, cadeiras, interruptores, escrivaninhas, banheiros, aparelhos eletrônicos, entre outros) devem ser periódicos, pois o risco de contágio é maior.
Transporte público
No Brasil, medidas de saneamento foram implementadas nos meios de transporte público. Consiste em uma limpeza profunda, pelo menos duas vezes por dia – noite e manhã – dentro dos veículos, principalmente em superfícies como corrimões, assentos, cabine do motorista, sinos de parada e volante.
Um dos mecanismos de desinfecção mais eficazes para ambientes contra o COVID-19 é a nebulização. Este tratamento de fração micrométrica aumenta a dispersão da solução desinfetante, atingindo superfícies inacessíveis em qualquer ambiente.
Portanto, é uma excelente opção se o que queremos é manter os vírus afastados de nossa organização e, consequentemente, não prejudicar nossos colaboradores.
A EcoLite possui soluções específicas para o seu negócio na trabalho de desinfecção contra o covid-19. Entre em contato conosco e saiba mais.